3 sinais de que sua instituição de ensino precisa do CRM Rubeus

Identifique agora se a sua instituição de ensino precisa de um Sistema para Gerenciamento do Relacionamento com o aluno. Elencamos 3 sinais que te ajudarão a ver na prática como a falta de automação pode estar afetando os resultados de captação e permanência de alunos da sua IE. Além disso, saiba como o CRM Rubeus pode te ajudar nesse desafio!

Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos

Introdução

Antes de começarmos a nossa conversa, eu tenho algumas perguntas para você…🤔

  • A obtenção de baixas taxas de conversão tornou-se frequente?
  • A integração entre os departamentos de Marketing e Vendas está cada vez mais difícil? 
  • Todos os seus bancos de dados são controlados por meio de planilhas
  • Seus atuais e potenciais alunos são tratados de forma generalizada
  • Os processos de Captação e Gestão da Permanência de alunos não apresentam crescimento satisfatório ao longo dos anos?

Se você respondeu sim para pelo menos duas das perguntas acima, é preciso ligar o sinal de alerta. Caso você identifique que os resultados da sua IE estão realmente sendo afetados, é preciso investir (o quanto antes) na criação de ações para reverter esse cenário. Mas como fazer isso?

Através da aquisição de um CRM educacional, que pode ser a forma mais eficiente de atuar em todos os pontos sinalizados acima. 

Neste conteúdo, vamos compartilhar com você, algumas situações que te ajudarão a perceber o quanto uma plataforma de CRM educacional pode te auxiliar a alcançar melhores resultados. Vamos juntos?

Boa leitura e ótimos insights! 😃

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Relembrando alguns conceitos fundamentais… 💭

O que é um CRM educacional?
Imagem explicativa

Em suma, um CRM para área educacional, ou SRM (Student Relationship Management) é um software desenvolvido com a finalidade de facilitar, auxiliar e otimizar a gestão do relacionamento das instituições de ensino com os potenciais e atuais alunos.

Sendo assim, com o auxílio de um CRM para área educacional o seu time de relacionamento (Marketing e Vendas) consegue tratar cada oportunidade de forma geral ou individualizada, a depender das necessidades e estratégias. Dessa maneira, é possível priorizar os contatos “mais quentes” e aumentar as chances de conversão.

📚 Vou deixar um conteúdo no qual você pode encontrar mais informações sobre conceitos importantes de CRM educacional. Vale a pena conferir: CRM para área educacional: conceito, benefícios e estratégias.

A importância de um CRM educacional

Além de auxiliar na gestão do relacionamento com potenciais e atuais alunos, o CRM para educação tem o poder de gerir oportunidades de forma inteligente, centralizar informações e fornecer à sua equipe todo o aparato necessário para evoluir o lead pela Jornada de Compra Educacional e, no caso de alunos, fazê-los permanecer na instituição de ensino mesmo após o término do curso primeiramente escolhido (trabalhando a educação continuada).

Em síntese, tem crescido o número de instituições de ensino que enxergam nas ferramentas de CRM uma oportunidade de impulsionar os seus processos. Isso ocorre devido a gestão de relacionamento com os potenciais e atuais alunos, proporcionada por essa ferramenta.

Dessa maneira, o investimento na implantação também tem crescido cada vez mais. No entanto, muitas instituições ainda não possuem a consciência de que o conceito de CRM excede a ideia de um software.

💭 Um CRM envolve cultura, mudança de comportamento e otimização de processos.

Assim, a eficiente utilização de um CRM específico para o mercado educacional impacta diretamente nos resultados, tanto no âmbito da captação quanto no da permanência de alunos.

A Plataforma Rubeus

Atuando sob as frentes de Marketing Educacional, Captação e Gestão da Permanência, já transformamos os resultados de centenas de instituições em todo o país.

Migramos de um CRM para uma plataforma ao desenvolvermos diversos recursos e funcionalidades focados em atender necessidades específicas e inerentes a uma excelente Gestão de Relacionamento com o aluno.

Plataforma Rubeus

Além disso, nossa atuação em conjunto com as equipes educacionais busca revolucionar as experiências de alunos por meio de tecnologia própria e consultoria específica para atender as necessidades do setor educacional.

A Plataforma Rubeus pode ser integrada com os serviços mais populares que você já utiliza no dia a dia. Assim, você otimiza e alavanca, exponencialmente, suas conversões e matrículas.

Plataforma Rubeus
Imagem ilustrativa: Plataforma Rubeus

Mas, como ter certeza de que a IE precisa da Plataforma Rubeus? Separamos alguns dos gargalos mais comuns em que atuamos em instituições de ensino, veja a seguir!

3 sinais de que sua instituição de ensino precisa do CRM Rubeus

Com o intuito de verificar a real necessidade da sua instituição de ensino, sugerimos que leia atentamente os sinais abaixo. Além disso, considere (sem receios) o atendimento ou não da opção. 

Ao final da descrição de cada sinal, disponibilizamos uma pontuação no qual você poderá verificar o grau de urgência da sua IE em adquirir um CRM para educação. 

Vamos começar?

😰 Sem o CRM Rubeus, sua comunicação é generalizada

A comunicação entre sua instituição e os leads é realizada de forma generalizada? É estabelecido o mesmo tipo de abordagem para todos os potenciais alunos? 

Por exemplo, é utilizado a mesma comunicação para a pessoa que pretende cursar Administração e aquela que pretende cursar Enfermagem ou Direito?

Caso não haja uma segmentação, esse é um ponto no qual sua instituição está deixando a desejar. Além disso, é muito provável que sua IE esteja perdendo oportunidades de venda, o que pode estar comprometendo os resultados de conversão de leads.

Atenção: não estamos nos referindo à distinção de leads baseada em questões como precificação do curso, influência ou fatores similares, mas sim à adequação de estratégias e abordagens com base nas necessidades do aluno e a sua etapa na Jornada de Compra. 
Exemplo - Rubeus

O Gabriel é um potencial aluno do curso de Administração.

A Laura é uma potencial aluna do curso de Direito

Concorda que o conteúdo e a abordagem direcionada a eles devem ser personalizados? Caso sua instituição de ensino envie um e-mail para o Gabriel com o conteúdo “Tudo o que você precisa saber sobre a profissão de Direito”, certamente não será relevante para ele. Isso porque o seu curso de interesse é o de Administração. 

Provavelmente, o mesmo acontecerá com a Laura, caso a sua instituição de ensino envie a ela um conteúdo que não corresponde ao seu curso de interesse.

🤔 Percebeu a necessidade de segmentação e, consequentemente, personalização do atendimento? Se acaso a sua IE não possuir um sistema que permita visualizar o estágio do lead em sua Jornada de Compra Educacional, as chances da sua estratégia de atração e captação de alunos falharem aumentam significativamente.

Ilustração
Imagem ilustrativa
Mas você deve estar se perguntando: como direcionar a minha comunicação? Através da definição das suas personas, bem como suas dores, ou seja, suas necessidades. Dessa forma, será possível direcionar sua abordagem, tempo e esforços. 

Em síntese, ao mapeá-las, os conteúdos dos e-mails e as mensagens, por exemplo, poderão ser pensados especialmente para a pessoa que irá lê-lo, aumentando significativamente as chances de estabelecer uma comunicação realmente relevante.

🤔 Não sabe o que são as personas, como construí-las e qual a a sua importância? Então confira nosso blog post abaixo! E, caso você queira algumas inspirações, vou disponibilizar também o nosso e-book com modelos prontos. Nele você encontrará exemplos de personas para cada nível de ensino da Educação Básica, para o Ensino Superior e para Cursos Técnicos. Garanta já o seu!

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - rubeus
Blog post Rubeus: Exemplos de personas para IEs
Com o CRM Rubeus fica muito mais fácil personalizar a sua comunicação! 💪

Com o CRM Rubeus a sua equipe poderá elaborar a mensagem de acordo com a persona, ao visualizar cada potencial aluno separadamente. Para isso, a nossa plataforma auxilia a sua equipe de relacionamento nesse processo. Assim, o relacionamento da sua instituição com os atuais e potenciais alunos será individualizado.

Além disso, será possível proporcionar uma experiência de alto nível e, consequentemente, um maior interesse pela sua IE. 

😐 Há erros na integração entre equipes e departamentos

A falta de harmonia no desenvolvimento do trabalho entre os departamentos da instituição é outro ponto que contribui para a obtenção dos resultados ruins referentes à conversão. 

Sabendo que os departamentos são interdependentes e com o relacionamento delicado entre si, a pergunta que fica é: o que podemos propor para otimizar o processo e minimizar os gargalos existentes no final de qualquer interação realizada entre dois ou mais departamentos? 🤔

Exemplo - CRM Rubeus
Para ilustrar, tomaremos como exemplo a relação entre a equipe comercial e o setor de TI, veja:

A equipe comercial precisa do apoio e suporte do setor de TI para realizar diversas atividades. Isso se torna ainda mais visível quando as informações relevantes para o time comercial estão distribuídas entre vários sistemas. Mas, para isso, na grande maioria das vezes, é necessário a abertura de alguns chamados, o que pode complicar e atrasar o desenrolar de todo o processo.

Essa lentidão e falta de integração entre esses dois setores são responsáveis pelo comercial perder o timing da evolução de um candidato. Resultado? Uma sequência de perdas para sua IE.

Com o CRM Rubeus fica muito mais fácil promover a integração das equipes! 💪

É nesse ponto que a tecnologia do CRM Rubeus entra em jogo. Como? Através da integração entre os setores, já que tudo encontra-se em uma única plataforma integrada ao sistema de gestão.

Na prática, isso significa mais interação, melhor relacionamento e melhores resultados para ambos os times!

😳 Sem o CRM Rubeus, sua IE tem uma baixa taxa de conversão

O primeiro passo aqui é identificar todas as principais métricas e monitorá-las durante todo o processo. Mas no que consiste a baixa taxa de conversão? 🤔

Em suma, essa taxa pode significar que, embora sua instituição tenha conseguido um número de inscrição considerável, um número muito baixo de pessoas foram realizar o vestibular tradicional

Ademais, um outro exemplo de baixa taxa de conversão diz respeito ao número de acessos em seu website. Ou seja, sua IE obtém uma elevada quantidade de acessos,  porém poucos são identificados e conduzidos até a inscrição.

No blog post “Taxa de conversão de alunos: como otimizar a captação nas IEs“, você tem acesso a mais informações. Vale a pena conferir! 😃

Com a Plataforma Rubeus fica muito mais fácil converter leads em alunos! 💪

O CRM Rubeus pode te ajudar a aumentar sua taxa de conversão de alunos de forma significativa. Através da integração com SGA (Sistema de Gestão Acadêmica), ele é capaz de auxiliar a gestão de forma efetiva, munindo os gestores e colaboradores de informações imediatas. Isso, consequentemente, otimiza todo o processo decisório institucional.

Definindo o grau de urgência

Agora que você analisou as alternativas acima, chegou a hora de vermos qual o seu próximo passo para resolver cada uma delas! 👊👊

Plataforma Rubeus
Imagem explicativa

😕 Situação 1

Sua instituição de ensino já entende a importância de prezar por bons resultados de captação e permanência de alunos. Além disso, é possível perceber que está direcionando os esforços para obter bons resultados, porém ainda há pontos a serem melhorados

É preciso corrigir esse fator negativo, somente dessa forma sua IE poderá obter bons resultados no longo prazo. Portanto, a dica é que você comece a pesquisar mais a fundo sobre como a utilização de um CRM educacional pode te ajudar nesse desafio! 

😥 Situação 2

Sua instituição deve considerar adotar novas estratégias de captação e permanência de alunos, pois as que estão sendo colocadas em prática hoje não estão sendo tão eficazes quanto podem ser.

Portanto, a dica é que você agende uma demonstração para te mostrarmos como o CRM Rubeus pode te ajudar a resolver esse problema.

😱 Situação 3

Neste momento, é fundamental que você pare e reveja as suas estratégias imediatamente

Uma solução de CRM para educação será capaz de impulsionar os resultados de captação e permanência da sua instituição de ensino. Assim, para reverter esse cenário agora, nós sugerimos que você entre em contato com um de nossos consultores.

É hora de conhecer mais sobre o CRM Rubeus

Com o CRM Educacional Rubeus, captar e reter alunos ficou muito mais fácil, integrado e rápido. Com ele é possível automatizar sua régua de relacionamento. Além disso, você pode enviar a mensagem certa a cada etapa da jornada de compra dos potenciais alunos e aumentando sua taxa de conversão.

Após ler este blog post, você conseguiu ter uma ideia do quão urgente é a necessidade da sua IE em adquirir o CRM Rubeus? Ou ficou curioso e quer saber mais? Fale conosco e fique por dentro do mundo de novas facilidades e oportunidades para sua instituição de ensino. 😃

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Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha sido esclarecedor! 😃 Antes de ir, que tal compartilhar essas dicas com alguém da sua equipe? 

Até a próxima! 👋

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

🔗 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. 3 sinais de que sua instituição de ensino precisa do CRM Rubeus. Rubeus, 2018. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/sua-instituicao-precisa-do-crm-rubeus/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2018, 2 de abril. 3 sinais de que sua instituição de ensino precisa do CRM Rubeus. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/sua-instituicao-precisa-do-crm-rubeus/