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Por tratar-se de um investimento a longo prazo com elevado aporte financeiro, escolher dentre as muitas instituições de ensino para cursar uma graduação, por exemplo, pode ser um processo complexo e demorado.

Facilitar essa jornada e conduzir o aluno até a escolha de um dos seus cursos ofertados é um diferencial para sua instituição de ensino.

Desafios enfrentados pelas instituições de ensino

Aumentar a taxa de matrícula é, atualmente, o grande desafio de todas as instituições. 

Assim, atrair e conquistar potenciais alunos por meio da facilitação do processo de escolha deve ser o objetivo principal das IES. 

 

Para isso, é importante que sua instituição seja referência para seus potenciais alunos. Saiba como conseguir isso:

 

Como tornar sua IES referência para seus potenciais alunos?

Primeiramente, é fundamental que sua IES saiba a importância de buscar aperfeiçoar de forma contínua seus conhecimentos.

É importante, também, atentar-se a três pilares da sua organização:

Pessoas + Processos + Tecnologia - CRM Rubeus

 

No pilar Pessoas o desafio é capacitar seus colaboradores. A fim de estabelecerem um bom relacionamento com o potencial e atual aluno. Esse relacionamento deve ser mantido em todos os pontos de contatos com esse aluno.

Quanto aos Processos, é fundamental que o planejamento de sua organização seja baseado na perspectiva do aluno. Assim, todas as ações da sua equipe interna devem ser direcionadas a atingir a satisfação do mesmo

A Tecnologia, por sua vez, pode ser entendida como as ferramentas técnicas, recursos e conhecimentos utilizados para aperfeiçoamento dos processos e alcance dos objetivos organizacionais. Percebe-se assim, a tecnologia como uma grande ferramenta administrativa. Provendo informações apuradas e precisas para basear todo o processo decisório das organizações.

A sincronização e a sinergia existentes entre esses três pilares proporciona a captação e retenção sustentável da sua instituição. 

 

Captação de alunos

Com relação à captação de alunos, a utilização da tecnologia correta pode auxiliar a conquistar novos alunos. Visto que permite uma comunicação mais assertiva, identificação de interessados e o monitoramento de inscrições.

O estudante, desde o seu primeiro contato com a instituição deve receber um tratamento único, a fim de sentir-se especial para a instituição.

Para isso, o contato deve ser orientado e baseado no momento em que o potencial aluno encontra-se dentro da jornada.

Por exemplo, no início do processo, o interessado está em na fase de descoberta e por isso, possui alto nível de curiosidade. Assim, você precisa fornecer informações relevantes sobre as possibilidades de progressão de carreira ou de como está o mercado de trabalho na região.

Já na etapa final da jornada, esse potencial aluno está interessado em obter informações sobre a aceitação de sua organização no mercado de trabalho bem como dados consolidados do MEC sobre ela para auxiliá-lo em sua tomada de decisão.

 

Retenção de alunos

“Conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes” Philip Kotler

Considerando a premissa do marketing citada acima, sua instituição deve desenvolver um processo de comunicação eficiente com os alunos matriculados.

Como realizar isso? Busque auxiliá-los em todas as suas dificuldades, manter um bom fluxo de comunicação, ouvir suas reclamações e sugestões além de estar atento às suas necessidades dentro da instituição.

Para isso o uso da tecnologia, por exemplo, a adoção de CRM específico para educação é bastante útil. Isso porque fornece um histórico completo das ações e do comportamento dos alunos. Permitindo, assim, que sua instituição planeje tratamentos personalizados.

 

Concluindo

Como vimos, os desafios enfrentados por instituições de ensino são grandes. E por isso, é cada vez mais alta a necessidade de se adaptarem às mudanças propostas pelo mercado educacional.

Sabemos que não é nada fácil aplicar todos esses conceitos na prática, não é mesmo? O CRM Rubeus, por exemplo, é uma plataforma que facilita esse processo por ser um CRM específico para as Instituições de Ensino. Ele é integrado aos principais sistemas de gestão educacional.

Como vimos, buscar a melhoria contínua nos pilares pessoas, processos e tecnologia constitui-se estratégia básica para uma captação e a retenção sustentável de alunos para a sua instituição. Assim, você já sabe precisamente em que frentes sua IES deverá atuar a fim de tornar-se referência para seus potenciais alunos.

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