O Censo de Educação Superior (CenSup) é um grande instrumento de pesquisa nacional sobre instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica.

O Inep é o responsável pela realização anual dessa pesquisa. Seu principal objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor educacional.

Alguns resultados obtidos por meio do CenSup são o número de vagas oferecidas, inscrições, matrículas, número de alunos ingressantes e concluintes, em graduações presenciais, cursos EAD e modalidade sequencial nas instituições.

 

Porque participar do CenSup é importante para sua IES?

  • Para solicitar a inscrição em programas como Fies, ProUni e Capes é imprescindível que sua IES esteja com as informações atualizadas no CenSup;
  • Além disso, esse censo serve como base para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC);
  • Estes dados possuem caráter fundamental na construção das metas de qualidade estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE);
  • Por fim, os resultados obtidos por sua instituição no CenSup também podem ser usados como forma de divulgação da sua IES.

 

Como é realizado esse Censo?

As instituições interessadas a participar devem acessar o site do Inep e, preencherem seus dados por meio de um formulário online. O preenchimento desse formulário é simples e objetivo.

No entanto, caso haja necessidade, o usuário pode acessar o portal do Inep. Ele terá acesso a tutoriais em vídeo e uma área de perguntas frequentes. Podendo, assim, sanar quaisquer dúvidas.

Durante o período de preenchimento os usuários podem realizar as alterações ou inclusões que se fizerem necessárias. Após a coleta dos dados, o Inep verifica a consistência das informações coletadas. Posteriormente, reabre o sistema para conferência e validação dos dados pelas IES.

 

CenSup + Diagnóstico institucional = + Captação de alunos

O CenSup possibilita a análise do cenário como um todo mas é fundamental entender o panorama interno da sua instituição. Para isso, é recomendável a realização de um diagnóstico institucional.

Assim, o ideal é que sua instituição participe do CenSup e tenha, também, à disposição um diagnóstico institucional completo.

De posse desses dois relatórios sua IES poderá identificar pontos de melhorias internos e externos para o processo de captação de alunos. Essa melhora, virá do planejamento e análise de questionamentos do tipo:

Como estão seus índices de captação e retenção de alunos? Quais são os pontos onde sua IES está deixando a desejar? O que pode ser realizado para melhorar o desempenho na captação? Como meus concorrentes estão? Qual o cenário em que minha instituição está inserida?

 

Diagnóstico institucional

A Rubeus, em parceria com a DNA da Educação oferece, gratuitamente, um diagnóstico da sua instituição de ensino. Esse diagnóstico foi elaborado por nossos especialistas com base em dados disponibilizados pelo Ministério da Educação.

A intenção é possibilitar que você tenha um parâmetro comparativo da situação da sua IES perante suas principais concorrentes a nível regional. Por isso, é fornecido dados internos precisos que facilitam a definição de estratégias além da visualização do panorama atual.

Além disso, realizamos, ainda, uma verificação das boas práticas do seu website da sua instituição. Identificando, assim, mínimos detalhes que se observados, podem aumentar de forma significativa os números da captação e retenção de alunos da sua IES.

 

Artigos Relacionados

FIQUE ATUALIZADO!
Insira aqui seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!