WhatsApp - Boletim informativo Rubeus

Como o WhatsApp facilita o dia a dia das instituições de ensino em todo o mundo

O famoso “vem de zap” definitivamente impacta muitos usuários atualmente. Correspondendo a cerca de 25% da população mundial, o aplicativo de mensagens instantâneas conquistou, só na Índia, cerca de 400 milhões de usuários (o maior mercado atualmente).

>>> Para saber mais detalhes, clique AQUI.

Pela facilidade do envio de mensagens, as instituições de ensino tem aproveitado o potencial dessa ferramenta com o objetivo de manter um relacionamento interpessoal e saudável com os interessados e candidatos.

E é claro que a Rubeus não ficaria de fora dessa! Agora nossos clientes conseguem enviar mensagens automáticas na Plataforma Rubeus através do Aplicativo WhatsApp integrado. 

>>> Para saber mais detalhes, clique AQUI.

Coronavírus na educação - Boletim informativo Rubeus

Os impactos do Coronavírus na educação: o que muda no dia a dia das IEs

A pandemia causada pelo novo Coronavírus está impactando as instituições de ensino de todos os portes. Diversos países declararam a suspensão das aulas de escolas e faculdades como forma de frear o avanço do vírus. Com isso, estamos diante de um cenário nunca vivenciado anteriormente na educação.

Mas não é só isso, a Covid-19 afetou também a realização de diversos eventos em todo o mundo, dentre eles o Geduc 2020, o maior e o principal Congresso de Gestão Educacional, que seria realizado de 25 a 27 de março em São Paulo.

Perante este cenário, muitas instituições de ensino estão adotando o home office. Para ajudá-las nesse processo de adaptação, preparamos um blog post com várias dicas para você.

>>> Para conferi-lo na íntegra, clique AQUI.

CenSup 2018 - Boletim informativo Rubeus

CenSup disponibiliza dados de 2018 e inicia balanço referente ao ano 2019

O Censo da Educação Superior é um grande instrumento de pesquisa nacional sobre instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Seu principal objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor educacional. O balanço do ano de 2018 revelou alguns pontos de atenção, dentre eles está:

– Realizando uma análise sob a ótica das instituições de ensino privadas, percebe-se que a taxa de desistência cresceu de 56,8 em 2015 para 59,9 em 2016. Além disso, a taxa de permanência variou negativamente de 8,6 em 2015 para apenas 3,7 em 2016.

>>> Para conferir o balanço na íntegra, clique AQUI.

ENEM 2019

Enem 2019 bate recorde e é a edição com maior índice de presença da história

De acordo com dados apresentados pelo Inep, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019, contou com o maior índice de presença da história.

Já no primeiro dia (3 de novembro), o índice de presentes foi de 76,9%. Anteriormente, o maior resultado havia sido na edição de 2018 – o qual alcançou um total de 75,24%. 

O segundo dia de prova (10 de novembro), reuniu um total de 72,9%, superando a edição de 2015 que apresentou 72,67% de presentes. 

No total, dos 5,1 milhões inscritos, 3,7 milhões compareceram. 

>>> Confira o balanço completo, clicando AQUI

SISU 2020

Sisu 2020 tem mais de 1 milhão de inscritos após instabilidade no sistema

As inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) iniciaram no dia 21 de janeiro (terça-feira) e de acordo com o Ministério da Educação os candidatos enfrentaram lentidão para realização das inscrições no primeiro dia.  

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a “Instabilidade ocorreu devido ao grande número de acessos”. 

Em seu perfil na rede social, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, justificou a dificuldade de acesso enfrentada pelos candidatos ao longo primeiro dia: “Houve uma demanda muito acima do que era prevista, do que era do (ano) passado. Já trabalhávamos com um incremento na demanda, mas não tão grande”, anunciou. 

Segundo o MEC, o acesso ao sistema foi restabelecido às 12h.

Devido à lentidão reportada, o período de inscrição foi prorrogado até o dia 26 (domingo).

>>> Para ver o vídeo na íntegra, clicando AQUI

LGPD na educação

LGPD: entenda como a lei de proteção de dados afeta o dia a dia das instituições de ensino

A Lei Geral de Proteção de Dados conhecida como LGPD está prevista para entrar em vigor a partir de agosto de 2020. 

A lei possui o objetivo de aumentar a proteção e a privacidade de dados pessoais, bem como proporcionar maior fiscalização por parte dos órgãos responsáveis sobre as organizações que lidam com dados. 

Para as instituições de ensino, os cuidados envolvem questões como:

  • Para o caso de crianças, menores de 12 anos, a lei prevê que o tratamento de dados deve ser realizado com o consentimento de, pelo menos, um dos pais ou do responsável legal.
  • Em casos de prestação do serviço é necessária a definição de quais dados são essenciais e quais são complementares. 
  • Avaliação de como cada categoria de dado será utilizada tendo em vista o embasamento legal para sua coleta e retenção. 

>>> Para mais informações, clique AQUI.