Devido à elevada competição do cenário educacional, a equipe comercial (Marketing + Vendas) das instituições de ensino buscam continuamente novas formas de captar alunos.

No entanto, sabemos que isso é um desafio árduo para toda e qualquer instituição de ensino. Mas não dá para ficar esperando um milagre que resolva os baixos índices de captação da sua instituição, enquanto seus potenciais alunos escolhem a instituição concorrente, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos algumas práticas poderosas capazes de transformar a captação de alunos das instituições de ensino. Por meio de suas aplicações, será possível gerar maior volume de matrículas e, consequentemente, um resultado positivo para sua IES.

 

Conheça as práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável

1. Realize a Análise SWOT Educacional

Quando o assunto é captar alunos, a instituição de ensino precisa saber onde ela se posiciona no cenário educacional.

Isso é importante, visto que para desenvolver um processo de captação de alunos sustentável, sua instituição precisa conhecer, detalhadamente, todas as variáveis capazes de influenciar à sua atuação.

A Análise SWOT Educacional pode ser uma excelente ferramenta para alcançar esse objetivo. Com ela, mapear os fatores internos e externos capazes de influenciar o desempenho da sua instituição é mais simples.

Sendo possível obter informações relevantes que permitem a visualização real do seu ambiente. Proporcionando maior assertividade nas ações estratégicas e, consequentemente, uma atuação direcionada e fundamentada baseada em informações sólidas.

Análise SWOT Educacional - Rubeus

2. Adote a cultura do Smarketing Educacional

Smarketing, em português, vendas e marketing é a junção das palavras “sales” e “marketing”.  É lógico que a prática de Smarketing Educacional consiste na aplicação do conceito de Smarketing dentro das instituições de ensino.

Não é novidade que os setores de marketing e vendas das IES, normalmente, desenvolvem seus trabalhos como rivais. Essa situação causa a falta de sinergia e ruídos na comunicação entre essas áreas. Esses problemas impactam negativamente nos resultados entregues por ambos departamentos.

Por serem solidariamente responsáveis pelos processos de captação e retenção de alunos, estabelecer um forte processo de sinergia entre os setores de marketing e de vendas pode ser muito vantajoso para sua IES.

Nesse sentido, o Smarketing para instituições de ensino ao estabelecer um objetivo que interliga os dois setores entre si, se revela uma solução viável e eficiente para promover essa conexão.

Para te ajudar nesse processo, separamos 6 dicas essenciais para a prática de Smarketing Educacional.

 

3. Alto nível de qualidade no processo de vendas

O processo de vendas constitui um dos principais meios para as instituições de ensino captar alunos. Levando em consideração que a eficiência deste processo aumenta as chances de sucesso na negociação com o potencial aluno, é evidente a necessidade de um bom planejamento e otimização do processo desenvolvido atualmente.

Uma das soluções para adaptar sua metodologia atual, maximizar o grau de eficiência no processo de vendas e melhorar os índices de captação de alunos é a adoção do Script para vendas + Treinamento dos consultores.

O Script para vendas é uma ferramenta capaz de facilitar o fluxo de comunicação da equipe comercial com seus potenciais alunos. Para isso, o primeiro passo é elaborar ou adaptar um bom modelo de Script. Posteriormente, sincronize-o com todos os membros da sua equipe de vendas, ou seja, invista em treinamento para a equipe que o utilizará.

 

4. Mostre sua instituição

Seus potenciais alunos conhecem e reconhecem sua instituição de ensino? Sabem onde ela se localiza? Tem a noção básica de como é sua estrutura física e tecnológica interna?

Em um mercado em que a palavra de ordem é a diferenciação, é preciso transparecer todos os pontos positivos da instituição.

Com essa prática, os potenciais alunos conseguem ter a real dimensão da qualidade da estrutura física ou da metodologia de ensino proposta.

Por isso, é importante trabalharmos o conceito de encantamento. Faça com que o seu potencial aluno se apaixone por sua instituição. E também, pelo curso de interesse e pelos valores e identidade compartilhados ao acessar o site do seu vestibular.

Além dessas ações, produzir um vídeo institucional simulando um tour pela faculdade ou realizar uma visita presencial com candidatos ou potenciais alunos que tenham demonstrado algum interesse em conhecer a estrutura física da instituição são algumas boas dicas para gerar credibilidade perante ao cenário educacional e tornar sua instituição mais visível aos seus potenciais alunos.

Torne sua instituição de ensino referência - Rubeus

5. Marque presença nas redes sociais

Quer captar mais alunos?

Já parou para pensar que, provavelmente, boa parte dos seus potenciais alunos participam de redes sociais? Por isso, sua instituição, que tem como foco captar alunos, precisa marcar presença nas redes sociais.

No entanto, essa estratégia precisa ser realizada de forma inteligente e estratégica. A primeira ação, para isso, é mapear as principais redes sociais nas quais seus potenciais alunos encontram-se. Levante, também, informações comportamentais dos seus potenciais alunos em cada canal.

Esse mapeamento proporciona maior assertividade na elaboração dos conteúdos de cada canal.

Por exemplo, se após essa análise, você identificar que seus potenciais alunos gostam de ler blogs e estão procurando conteúdos ricos sobre profissões. Agora é a hora de agir! Produza esse tipo de conteúdo e disponibilize-o em seu blog.

Se sua instituição não possui um blog, seu primeiro desafio será criá-lo. Buscando sempre otimizar os recursos disponíveis. Mas se você já possui esse tipo de canal de comunicação, revise-o a fim de entregar a melhor experiência ao seu potencial aluno.

 

Conheça mais 3 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável

Como vimos, captar alunos de forma sustentável é o grande desafio das instituições de ensino, principalmente, pela alta competitividade do cenário educacional atual. Por isso, formas eficientes que facilitem o processo de captação de alunos são cada vez mais evidenciadas. Ficou curioso e quer conhecer todas as 8 Práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável? Baixe nosso e-book. Acreditamos que o seu bom uso irá turbinar os resultados de captação da sua IES.

Que tal experimentar todas elas no dia a dia da sua instituição e medir os resultados efetivos alcançados por meio de cada uma? Vamos lá?

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