Educação pós-Covid: análise sobre as principais transformações no cenário educacional

Especificamente no cenário educacional, mudanças significativas foram necessárias nas instituições de ensino após o isolamento social, tanto dentro quanto fora da sala de aula. No entanto, algumas transformações vieram para ficar, exigindo que as IEs se adaptem. Neste conteúdo, selecionamos algumas dessas mudanças, trazendo como reflexão os desafios e as transformações na educação pós-Covid. Confira!

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

O impacto social e econômico da covid-19, sem precedentes na história recente, nos impôs uma enorme incerteza e ansiedade pelo fim desse cenário. Entretanto, apesar do nosso conhecimento sobre as curvas epidemiológicas indicar que no médio prazo a epidemia em si fará parte do nosso passado, entendemos que muitas de suas transformações não irão retroceder com o fim da pandemia. 

Justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, este conteúdo com dicas de como elaborar ações inteligentes e se preparar para a educação no mundo pós-pandêmico. Vamos juntos? 🚀

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O impacto do digital nos diferentes níveis educacionais

Após séculos de experiência com métodos tradicionais de ensino, caracterizados pela presença dos alunos, professores e objetos de aprendizagem no mesmo local físico, nos últimos anos, a educação tem extrapolado as salas de aula presenciais e, assim, potencializado o processo de ensino/aprendizagem por intermédio da tecnologia.

Em resumo, podemos dizer que esse processo evoluiu de forma diferente em diferentes segmentos:

📍 Nos cursos livres, por exemplo, devido à baixa regulamentação e à sua característica predominante de capacitação (e não de formação), vimos um uso em larga escala de recursos, tanto para distribuição de conteúdo quanto para interação e aprendizado colaborativo.

📍 Já no ensino formal, essa transformação é muito mais tímida e cautelosa. Ademais, no que tange o ensino superior, por exemplo, diversas instituições já se adaptaram às diferentes modalidades de ensino à distância. Isto é, tanto em modelos 100% digitais, quanto em modelos híbridos ou semipresenciais. 

📍 Agora, no ensino básico, essa adaptação até então era praticamente inexistente, com raras exceções de cunho complementar, até porque a própria legislação (no caso do Brasil) não nos permitia ir muito além.

A necessidade de adaptação das IEs frente aos desafios gerados pela covid-19

Com o isolamento social imposto pelo cenário da covid-19 e a impossibilidade das instituições de ensino manterem a sua operação presencial, a educação sentiu as dores mais latentes da necessidade de adaptação

Dessa forma, migramos das quatro paredes da sala de aula para o ambiente virtual sem tempo para planejamento. Ou seja, alunos, professores e gestores tiveram de se adaptar rapidamente. E, assim, explorar diferentes recursos e tentar aliar adaptabilidade e eficiência e preservar, dentro do possível, a qualidade de ensino.  

Aliás, o sistema educacional inteiro foi forçado a mudar rapidamente. Instituições de todo o mundo tiveram que reagir a possíveis evasões em massa de seus alunos. Renegociações, descontos e acompanhamento constante do engajamento passaram a ser prioridade no dia a dia das IEs.

🚨 De acordo com um estudo do Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância), no Brasil, cerca de 1,38 milhão de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, abandonaram as instituições de ensino em 2020. Isso representa 3,8% dos estudantes.

AS FASES DE ADAPTAÇÃO: 

O “novo normal”

Novos desafios foram e ainda são sentidos em relação ao período de transição do isolamento social para o “novo normal”. 

Em síntese, essa transição, além de apresentar diversas adaptações às medidas profiláticas, é altamente instável. Isso porque presenciamos oscilações constantes entre tentativas de reabertura e reversões dessas mesmas decisões sem nenhuma previsibilidade.

Dessa forma, para lidar com essas condições, as instituições precisam estar prontas para se adaptar muito rapidamente entre um cenário e outro

Inferências acerca do que está por vir

Em resumo, o segundo grande desafio é enxergar o cenário pós-pandêmico. Quantas das mudanças ocorridas neste período foram paliativas e passageiras e quantas irão continuar após reabertura em condições seguras?

Assim, quando começamos a considerar o mundo pós-pandêmico, observamos que muitas mudanças tendem a ocorrer em diversas esferas da educação, introduzindo e acelerando a transformação digital

Quando consideramos como pode ser a nova face da educação, bem como a melhor forma de aprendizagem, fica claro que muitas mudanças ocorridas representam uma oportunidade de rever paradigmas que vigoram há muito tempo.

A nova dinâmica imposta estimula a aprendizagem assíncrona. Essa, por sua vez, está emergindo como uma abordagem popular entre os alunos e docentes. Nessa forma de aprendizagem, o professor incentiva os alunos a desenvolverem as atividades em seu próprio ritmo, por meio de pesquisas e/ou parceria com colegas de classe, por exemplo.

Educação pós-Covid: desafios e transformações após o isolamento social - Rubeus
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🔍 Dessa maneira, o que fazer para se adaptar? Quais os impactos na educação pós-Covid? Quais serão os principais desafios e transformações?

É evidente que é inviável traçar detalhadamente o que irá ocorrer. Contudo, em razão dos acontecimentos já observados no cenário da educação mundial, podemos definir algumas perspectivas básicas para a educação pós-Covid, continue lendo para conhecê-las! 

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Análise sobre as principais transformações no cenário educacional

Para analisarmos de forma inteligente e estratégica os impactos da Covid-19 na educação, é preciso ponderar sobre questões como:

  • Nível de planejamento e de preparação que serão necessários frente às instabilidades constantes;
  • Continuidade das aulas on-line;
  • Necessidade de processos cada vez mais eficientes;
  • Utilização da tecnologia para a qualidade da gestão educacional;
  • Construção e manutenção de um relacionamento mais próximo e empático com os potenciais e atuais alunos.

Além disso, é importante desenvolver uma visão de médio prazo, visando um planejamento mais direcionado. Portanto, aproveite as experiências adquiridas durante esse período para rever desde o currículo e metodologia de ensino até a comunicação e o posicionamento da sua instituição de ensino.

Ademais, considere investir em esforços para recuperar os alunos que a sua instituição porventura tenha perdido. Esse deve ser um processo detalhadamente analisado. O que pode ser melhorado? Houve algum erro de posicionamento? Quais os pontos de reajuste? Fazendo isso, você terá em mãos resultados mais qualitativos, o que auxiliará na adequação da comunicação e abordagem.

Novas perspectivas: o que esperar da educação pós-Covid?

Diante dos acontecimentos dos últimos meses, todos os setores do mercado tiveram que se adaptar às mudanças decorrentes da pandemia. Na educação, essas mudanças estão ainda sendo desenvolvidas. 

Depois de vivermos esse novo paradigma, uma coisa é certa: nada será como antes! Apesar de não podemos afirmar nada, é tudo muito incerto. No entanto, algumas coisas já podem ser inferidas, tais como:

🤖  Impulsionamento da transformação digital dentro e fora da sala de aula  

Na nova era do aprendizado, a tecnologia exerce um papel ímpar nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, é cada vez mais importante para os alunos e instituições de ensino estarem em contato com tecnologias que os forneçam bases para uma atuação mais completa. 

Para professores, as ferramentas tecnológicas na educação são capazes de auxiliar no processo de ensino, aperfeiçoando o entendimento e tornando mais completa toda a experiência do ensinar em sala de aula. 

No que tange os alunos, percebemos que as tecnologias ditam o mundo moderno e no mercado de trabalho não é diferente. É cada vez mais crescente a demanda por profissionais que saibam lidar com tecnologias e as utilizam para tornar o seu dia a dia mais produtivo e dinâmico. 

💡 Vou deixar aqui um conteúdo no qual detalhamos mais sobre os impactos gerados pela tecnologia nas IEs, não deixe de conferí-lo: 

Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem - Rubeus
Blog post Rubeus: Ferramentas tecnológicas na educação

👩‍💻 A educação pós-Covid demanda a utilização de ambientes de aprendizagem digitais e interativos

Uma das principais transformações na educação pós-Covid envolve a utilização de ambientes virtuais. Aliás, vale lembrar que as mudanças acontecem rapidamente. E isso faz com que surja a necessidade de aperfeiçoar os canais de comunicação entre a instituição de ensino e os alunos.

Em suma, os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que a aprendizagem assíncrona seja facilitada. Ou seja, tanto pela curadoria dos conteúdos quanto pelos objetos de aprendizagem, controle e acompanhamento do engajamento e desempenho.

Em síntese, os ambientes virtuais consistem em plataformas que visam auxiliar o desenvolvimento do ensino através da internet. Atuando como ferramentas para os docentes no que tange ao gerenciamento dos conteúdos e comunicação, bem como na administração do curso em geral, os ambientes virtuais permitem realizar o acompanhamento constante do progresso dos discentes. 

Com os novos canais de aprendizagem digitais e interativos, as salas de aula ganharam um novo espaço no virtual. Em suma, muitas aulas podem ser realizadas via transmissão ao vivo e a disponibilização de conteúdos substitui materiais físicos por arquivos enviados diretamente aos alunos por meio digital. Essa nova realidade abriu um leque para uma maior praticidade e produtividade.

📝 A educação pós-Covid demanda novas formas de aprender

A próxima transformação da educação pós-Covid diz respeito à aprendizagem autodirigida. Essa, por sua vez, está desafiando as abordagens pedagógicas tradicionais. Com a aceleração da transformação digital, um conjunto mais rico de processos está surgindo. Dessa maneira, os alunos podem enriquecer os seus estudos recorrendo a diferentes fontes de conteúdo na internet. 

Em resumo, o desafio neste âmbito será a curadoria adequada e a conexão desses conteúdos com as trilhas de aprendizagem. Ou seja, ao sistematizar a influência que a instituição tem nos conteúdos assíncronos que o aluno consome, aceleramos o seu aprendizado e aumentamos a sua autonomia e senso crítico para uma das principais competências do futuro: aprender a aprender.

Educação pós-Covid: desafios e transformações após o isolamento social - Rubeus
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🚀 Educação 4.0

A Educação 4.0 consiste em uma abordagem proposital de aprendizagem que se alinha com a 4ª Revolução Industrial. Ela trabalha uma abordagem única na qual o aluno ganha maior autonomia

Sua abordagem visa transformar o futuro da educação usando tecnologia avançada e automação. Isso significa mudar a abordagem de aprendizagem e utilizá-la para tornar a experiência do estudante mais completa. Para isso, trabalha-se pontos importantes como o fato de priorizar as novas profissões, deixando para trás aquelas que estão se tornando obsoletas.

👤 Desenvolvimento de soft skills

Soft skills é um termo em inglês utilizado para se referir às habilidades emocionais, comportamentais e sociais dos indivíduos. Em síntese, são hábitos e traços pessoais que moldam a forma como a pessoa trabalha individualmente e em grupo. 

Com a pandemia, os profissionais precisaram se reinventar, inovar e se adaptar. Sendo assim, as empresas estão em busca de profissionais que excedam as expectativas e os limites do seu cargo. Aliás, alguns empregadores priorizam candidatos que tenham um conjunto mais forte de soft skills em vez de hard skills, pois as soft skills são mais difíceis de desenvolver.

Daí a importância de preparar o profissional desde a sua capacitação, como é o caso dos estudantes.

😃 Aproveite para se aprofundar nesse tema com o nosso conteúdo abaixo: 

Soft skills na educação - Rubeus
Blog post Rubeus: Soft skills na educação

💛 Educação pós-Covid: Maior humanização do ensino

A educação humanizada já é uma tendência educacional emergente. Isso porque, mais do que transmitir conteúdos padronizados por meio de uma matriz curricular, a aprendizagem em sua amplitude necessita de bases que considerem a subjetividade de cada estudante. 

Assim, as IEs perceberam a necessidade de definir ações efetivas. Nessa busca, precisou-se reinventar atividades e encontrar uma estrutura que alia o método da educação tradicional aos meios de desenvolver a humanidade e as competências dos alunos, entendendo-os como seres únicos e diferentes entre si.

👨‍🏫 Novo perfil do professor  na educação pós-Covid

É inegável a necessidade dos docentes de se reinventarem. Isso porque, muito mais do que detentores de conhecimento, os professores exercem um papel essencial na formação humana dos estudantes, indo além de conteúdos expositivos e unidirecionais.

Ao se reinventarem, os professores deverão se atentar não somente aos métodos de ensino que mudarão significativamente, mas também a questões como o elo com os alunos e a adequação da tecnologia na forma de ensinar e aprender. 

É preciso estar pronto para interagir com eficiência nos canais de comunicação que os alunos utilizam. Além disso, é preciso se tornar um agente facilitador, tanto na curadoria dos conteúdos quanto na aplicação do conhecimento. A transformação digital está acelerando a transição do professor expositivo para o facilitador.

O perfil do professor do futuro - Rubeus
Blog post Rubeus: O perfil do professor do futuro

🖥️ A tecnologia atuando como facilitadora da gestão e do aprendizado 

A tecnologia aplicada à sala de aula significa suporte e facilidade na aprendizagem. Assim, será preciso rever o cenário das instituições de ensino como um todo. Em resumo, isso implica investir em uma estrutura tecnológica de qualidade como laboratórios, bibliotecas virtuais e canais digitais de comunicação com o aluno.

Quando aplicada à gestão educacional, questões como matrícula e prova on-line tornam-se premissas básicas para a captação e a conversão de alunos. Aquelas IEs que resistirem a essa evolução tendem a ter um impacto direto na diminuição da captação e aumento das evasões.

FACILIDADE DE PAGAMENTO:

Atrelado à facilidade de realização da prova deve estar a simplificação do processo de pagamento, seja de inscrição ou mensalidade. 💡 Em resumo: a ideia deve ser  tornar todo o processo fácil, rápido e integrado

VESTIBULAR DIGITAL:

O vestibular digital é uma forma de ingresso no ensino superior. Consiste, em resumo, na aplicação de uma prova virtual para definir se o candidato entrará ou não na instituição de ensino em questão.

MATRÍCULA ON-LINE:

Especificamente na matrícula on-line, ao investir em processos integrados e virtuais, a instituição de ensino garante diversos benefícios que englobam tanto os alunos quanto o desempenho dos times. 

👨‍💻 A modalidade de ensino híbrido já é uma realidade na educação pós-Covid

O modelo tradicional de ensino está se adaptando às constantes transformações ocorridas no ambiente educacional. Dessa forma, a modalidade de ensino híbrido vem ganhando força e revolucionando a forma como as IEs ofertam toda a experiência do serviço educacional.

Em suma, o Ensino Híbrido ou Blended Learning é uma modalidade de ensino que une o ensino tradicional presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, e o on-line, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino à distância.

Ele é uma das grandes tendências para o futuro da educação. Isso porque ele concilia as vantagens de ambas modalidades, unindo a possibilidade do presencial sem perdermos o que aprendemos com esse grande experimento das possibilidades virtuais.

Vou deixar aqui uma sugestão de conteúdo para você:

Modalidade de ensino híbrido - Rubeus
Blog post Rubeus: Modalidade de ensino híbrido

Educação pós-Covid: dicas para colocar em prática no ambiente virtual

Como vimos, em pouco tempo as aulas presenciais foram migradas para o ambiente virtual. Essa mudança foi implementada em todo o país. Em suma, o objetivo foi evitar prejuízos à continuidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 

🔍 Mas você sabe como tornar esse processo realmente eficiente e mais estimulante para os seus alunos? Listamos, abaixo, algumas ações que você pode começar a adotar em sua IE:

  • Criar novas metodologias e repensar os processos educativos;
  • Fortalecer as equipes de apoio pedagógico e de ensino à distância;
  • Apostar em recursos que permitam maior dinamicidade às aulas e aos processos avaliativos;
  • Investir na produção de bons materiais e conteúdos didáticos digitais;
  • Amparar e capacitar o corpo docente para o melhor uso das tecnologias;
  • Pensar na experiência dos alunos, sendo empático e colocando-se no lugar deles;
  • Avaliar a satisfação de cada aluno individualmente e continuamente.

Material complementar para enriquecer a sua experiência

Sem dúvida, é preciso se antever aos desafios e transformações na educação pós-Covid. Dessa forma, pensando na importância dessa ação, selecionamos uma live que aborda o tema para compor nosso conteúdo. 

Nela, contamos com a participação do nosso CEO, Bráulio Vieira, em conjunto com o Guilherme Garritano, publicitário, sócio da Agência Chave Mestra, mestre em Administração com especializações em Marketing, Branding e Transformação Digital.

📹 Nesse conteúdo, eles dão dicas e insights preciosos com o objetivo de fazer com que a sua instituição de ensino se adeque à nova realidade do cenário educacional. Dê o play e aproveite o conteúdo!

LIVE Rubeus

Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha sido esclarecedor! 😃 Antes de ir, que tal compartilhar essas dicas com alguém da sua equipe? 

Até a próxima! 👋

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– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Educação pós-Covid: desafios e transformações após o isolamento social. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/educacao-pos-covid/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2020, 23 agosto. Educação pós-Covid: desafios e transformações após o isolamento social. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/educacao-pos-covid/