Os processos seletivos das instituições de ensino já não são os mesmos de anos atrás, não é mesmo? Por isso, o Marketing Educacional tornou-se prática obrigatória para às IES.

Por essa razão, conseguir uma vaga em uma faculdade tornou-se muito mais acessível. O que, consequentemente, expandiu o total de alunos matriculados no ensino superior.

Esse aumento na demanda e sua expectativa de crescimento contínuo estimulou o surgimento de várias instituições de ensino.

Assim, para não sofrerem tanto com a alta competitividade, as instituições já inseridas nesse mercado, viram-se obrigadas a adaptarem suas práticas internas e externas. Direcionando-as, assim, ao aprimoramento contínuo dos seus processos seletivos à nova realidade.

Pensando em tudo isso, selecionamos 10 dicas Fundamentais de Marketing Educacional para processos seletivos, confira:

 

Dicas Fundamentais de Marketing Educacional para processos seletivos

01. Monitore seus Concorrentes e Objeções:

O primeiro passo é analisar o cenário atual do setor. Mapeie e conheça detalhadamente o que seus concorrentes estão praticando de bom e de ruim.

Realize, assim, o processo de Benchmarking para IES. Buscando, no mercado as melhores práticas e adaptando-as à realidade da sua instituição de ensino.

Além disso, descubra quais os motivos apresentados por seus potenciais alunos que os levaram a desistir de estudar ou até mesmo optar por uma instituição concorrente, ou seja, as objeções.

A identificação das práticas dos concorrentes e suas objeções possibilitam o desenvolvimento de propostas de melhorias pontuais e específicas sobre cada uma delas.

 

02. Ficha de inscrição simplificada

Agora chegou a hora de pensar na experiência que sua instituição está oferecendo ao seu aluno. Para isso, que tal começar pela avaliação da ficha de inscrição do seu processo seletivo?

Para torná-la totalmente eficiente é imprescindível buscar entender de forma técnica como acontece etapa por etapa do processo de inscrição.

Além disso é importante também assimilar o comportamento do potencial aluno em cada fase desta ficha. Para facilitar a prática dessa dica, descubra quais são as etapas adotadas por uma ficha ideal.

Não se esqueça: Uma boa ficha de inscrição pode contribuir de forma significativa para o aumento da captação de alunos da sua instituição.

 

03. Relacionamento mais próximo (One-to-one)

Sabemos que gerenciar um relacionamento com o cliente em um negócio B2C não é nada fácil.

Por isso, é necessário que sua IES estabeleça um processo de comunicação mais pessoal para com o interessado a fim de manter o relacionamento entre ele e sua instituição o mais próximo e interligado possível.

Essa prática deve ser aplicada durante todas as etapas do seu processo seletivo e, até mesmo, após a matrícula.

A fim de facilitar a automatização do fluxo de relacionamento e torná-lo menos complexo, recomendamos que sua instituição adote uma plataforma que realize todos os processos de captação e retenção de alunos sustentável.

 

04. Modelos prontos

Um dos maiores desafios para as instituições de ensino é planejar de forma rápida todas as campanhas para a captação de alunos. Estabelecer uma comunicação padronizada com suas oportunidades também representa uma grande dificuldade.

Para agilizar esses processos, pense no mote da campanha do seu processo seletivo e estruture-o etapa por etapa. Isso é mais fácil se você procurar visualizar todas as fases em que o seu potencial aluno percorre até a matrícula.

A partir daí, esse procedimento será otimizado. O que permitirá um fluxo eficiente de criação dos modelos prontos.

Por sua vez, a utilização desses modelos além de padronizar a comunicação com suas personas, reduzirá o tempo dedicado ao envio de mensagens para essas oportunidades.

A jornada de compra dos alunos e o marketing educacional - Rubeus

05. Contato em até 48 horas

Você sabia que o contato em até 48 horas com o potencial aluno que não finalizou a inscrição em seu processo seletivo é capaz de aumentar, em quatro vezes, as chances dessa pessoa retornar e concluir a inscrição?

Esse prazo temporal máximo é o ideal para manter o potencial aluno “aquecido” no seu funil de captação. No entanto, para que seja viável a execução desse tipo de contato a comunicação deve ser totalmente automatizada por meio de um CRM.

Sem o CRM o tempo gasto, pela equipe comercial, preenchendo informações manualmente é elevado. Isso acarretaria também insegurança, dificuldades em abordar os Leads qualificados nas diferentes etapas do funil de vendas, falta de eficiência no controle da base de contatos e no histórico de relacionamento.

Todas essas variáveis dificultariam o processo de resposta em até 48 horas e a eficácia de todo o processo de Marketing Educacional.

 

06. Enem

O Enem tornou-se o maior processo seletivo do país. Isso alterou significativamente a forma de ingresso nas instituições de ensino.

Hoje, grandes instituições privadas de ensino passaram a adotar a nota do Enem como porta de entrada para o processo seletivo de seus cursos superiores.

Elas desenvolveram, ainda, ações estratégicas para minimizarem a força e o impacto do exame nacional perante suas instituições.

Algumas disponibilizaram um quantitativo total em vagas, outras optaram por estabelecer uma porcentagem, outras, ainda, optaram por oferecer descontos para as melhores notas do Enem.

Logo, é importante que sua IES também adote e valide um plano estratégico com a finalidade de neutralizar o impacto do Enem sobre sua instituição.

Somente desta forma, sua instituição poderá captar uma grande parcela de alunos que prestam essa forma de avaliação.

 

07. Descontos financeiros

Pense comigo: Muitos dos potenciais alunos que planejam ingressar em um dos seus cursos podem estar, apenas, esperando um desconto, que facilite o pagamento das mensalidades para fechar negócio com sua IES, não é mesmo?

Muitas instituições de ensino superior já perceberam isso. E, passaram a oferecer condições financeiras especiais para seus potenciais alunos.

Essas condições incluem desde abatimentos nas mensalidades válidos por todo o curso até descontos para os candidatos com melhores notas no Enem e no vestibular.

É aconselhável que sua instituição também comece a pensar nisso!

 

08. Senso de urgência

“Sem um senso de urgência, o desejo perde seu valor.” Jim Rohn

Nossa oitava dica refere-se à criação de um senso de urgência. Isto é, transmitir ao interessado a ideia de que o quanto antes ele efetuar sua matrícula, melhor.

Para isso, é essencial a participação da equipe de vendas da sua instituição de ensino. Isso porque essa equipe deve estabelecer junto aos seus potenciais alunos um prazo temporal. Esse prazo deve representar um limite para a realização das matrículas.

A simples prática de estabelecer esse prazo temporal a ser cumprido consegue influenciar seus potenciais alunos a fecharem negócio com sua instituição o mais rápido possível.

 

Conheça as outras 2 dicas de Marketing Educacional

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Esperamos que as informações contidas nesse material gerem muitos insights interessantes para você. E que, assim, sua instituição consiga obter melhores resultados por meio da boa gestão dos processos seletivos.

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