EAD ou presencial? Com a nova realidade vivenciada pelos estudantes, essa pode ser uma das principais dúvidas quando de frente para uma escolha. Saiba agora como ajudar o aluno a escolher entre o EAD e o presencial, por meio de ações inteligentes e estratégicas. 

Neste post, evidenciamos 6 dicas de como ajudar o aluno a escolher entre o EAD e o presencial. Aproveitamos e elencamos também alguns materiais complementares para auxiliar na construção do conhecimento.

Não se esqueça de nos contar, nos comentários, se a sua instituição de ensino já adota alguma delas. Boa leitura e bons insights!

Introdução

No que se refere às mudanças ocorridas no cenário educacional, a grande maioria dos estudantes sentiram dificuldade na adaptação repentina da modalidade presencial para o on-line.

Entretanto,  as instituições que conseguiram transformar rapidamente o ensino remoto em uma modalidade de ensino atrativa, conquistaram fãs e fizeram os alunos do presencial repensarem acerca da modalidade de ensino que mais se identificam.⠀⠀

Conforme ressaltamos em nosso conteúdo “Captação de alunos EAD: 7 dicas poderosas para sua IE captar mais”, essa modalidade oferta diversas vantagens, se tornando cada vez mais atrativa. 

Para embasar essa ponderação, podemos utilizar os dados fornecidos pelo Censo da Educação Superior 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC):

“A tendência de crescimento do ensino a distância (EaD) se confirma, a cada ano, na educação superior brasileira. Em 2019, 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas foram nessa modalidade, entre as 16.425.302 vagas disponíveis para o nível de ensino, no total.” – Fonte: www.gov.br/pt-br⠀⠀⠀

Frente a essa nova realidade, a dúvida que fica é: como ajudar o aluno a identificar a modalidade que mais contribui para a sua aprendizagem?

Ilustração

Um dos pontos iniciais é ressaltar que tanto o presencial quanto o EAD são modalidades eficazes de ensino e uma não desqualifica ou é melhor do que a outra modalidade.

Além disso, independentemente do ensino adotar o formato EAD ou presencial ou até mesmo híbrido, uma coisa é certa: o relacionamento com o aluno no pós-pandemia mudou. Portanto, é preciso se adaptar e direcionar o aluno ao formato de ensino que mais se identifica. Por isso, veremos a seguir alguns pontos de como ajudar o aluno a escolher entre o EAD e o presencial, observe:

Como ajudar o aluno a escolher entre o EAD e o presencial?

DICA: utilize os insights aqui expostos para explorar a atratividade do tema! Você pode criar posts nas redes sociais. Além de ajudar os alunos a escolherem, você ainda aumenta o engajamento deles com a sua instituição de ensino!

👉🏻 Que tal ter acesso a modelos prontos de posts para o Instagram? Acesse nosso conteúdo “Templates para profissionais da educação: modelos prontos para baixar” e garanta os seus!

1) Perfis de aprendizagem

Cada estudante possui a sua maneira de aprender. Por isso, é importante que a sua IE o ajude a identificar esse perfil. Mas como? Por meio de testes gratuitos ou entrega de conteúdos ricos sobre, deixando claro qual é a metodologia de ensino adotada para cada modalidade na IE e para quem ela foi planejada, a fim de atrair os alunos com perfis certos para a sua escola ou faculdade.

Por falar em conteúdos ricos, temos um convite para você conferir na prática como investir:

Você já conhece a nossa página de materiais gratuitos?

A Rubeus disponibiliza uma página repleta de materiais gratuitos, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos.

Clique na imagem abaixo e favorite a página para você sempre tê-la à mão. 😉

CTA: Conheça nossa página de materiais - Rubeus

2) Comprometimento com a qualidade

Já imaginou uma instituição de ensino presencial ter aulas nada atrativas, robóticas, com professores sem didática ou, até mesmo, um EAD baseado somente em PDF extensos e longas videoaulas? Mostre os diferenciais de cada modalidade na sua IE!

Uma boa experiência de ensino é o segredo para o sucesso tanto do estudante quanto da instituição.

Ilustração

3) Metodologias educacionais

Através do documento Projeto Pedagógico Curricular (PPC), é preciso informar ao aluno qual é a sua metodologia de ensino para que, dessa forma, ele consiga identificar, com base no seu perfil de aprendizagem, se esta é a metodologia ideal para o seu momento.

4) Projeto Pedagógico Curricular

Disponibilize-o no site da sua instituição de ensino e incentive o aluno a conhecer o PPC do curso desejado. Esse documento traz informações completas sobre como funciona o curso na instituição, apoiando na tomada de decisão com informações como:

– objetivos do curso;

– perfil profissional do egresso;

– atribuições do egresso no mercado de trabalho;

– forma de ingresso no curso;

– estrutura curricular;

– ementa das disciplinas;

– metodologia de ensino;

– estágios obrigatórios e não obrigatórios;

– trabalho de conclusão de curso;

– atividades complementares.

A seguir veremos nossa quinta dica sobre como ajudar o aluno a escolher entre o EAD e o presencial, mas antes eu tenho um convite para você!

Captação de alunos EAD: 7 dicas poderosas para sua IE captar mais

O ensino a distância tem ganhado muita força no cenário educacional. Essa modalidade de ensino, que mescla flexibilidade e aprendizado, tem sido a escolha de muitos estudantes. 

Pensando exatamente nisso, a captação de alunos EAD deve ser trabalhada pelas IEs. Contudo, muitas vezes, ela pode ser um grande desafio. Clique na imagem abaixo e te mostraremos formas de sair na frente e captar cada vez mais.

Captação de alunos EAD - Rubeus

5) Tecnologia e recursos disponíveis

Uma instituição de ensino bem equipada pode fazer a diferença na vida acadêmica de seu aluno. Portanto, mostre quais tecnologias, recursos educacionais, laboratórios, bibliotecas e oportunidades de prática que o curso escolhido na sua instituição pode possibilitar a ele.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

6) Utilização de ambientes de aprendizagem digitais e interativos

A experiência da aprendizagem é capaz de interferir na forma como o estudante enxerga a IE como um todo. Por isso, tendo em vista que a maneira de ensinar e aprender sofreram alterações, é preciso tornar todo o processo o mais interativo e atrativo possível, tanto no EAD quanto no presencial. 

As plataformas adaptativas são ótimas ferramentas para tornar todo o aprendizado mais atrativo, além de personalizar a experiência do estudante. 

Ilustração

Considerações finais

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar a sua experiência ainda mais completa, tenho uma sugestão de material para você! Estou falando do infográfico 9 dicas para driblar a crise e combater a evasão de alunos em tempos de coronavírus.

Este infográfico foi criado com o objetivo de compartilhar dicas e insights para te ajudar a gerir a Gestão da Permanência de alunos na sua instituição de ensino.

Aplicando as nossas dicas será possível minimizar os impactos externos causados pela crise do coronavírus. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuitamente. 

[INFOGRÁFICO] 9 dicas para driblar a crise e combater a evasão de alunos em tempos de coronavírus - Rubeus

Agora queremos saber de você! Quais ações sua IE tem adotado quando o assunto é como ajudar o aluno a escolher entre o EAD e o presencial? Conta tudo pra gente!

Bons resultados! 😉

Paloma Estevam - Rubeus

 

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.