Muitas vezes, a captação de alunos para cursos EAD pode ser vista como um grande desafio para as IEs. Neste blog post, te mostraremos formas de sair na frente e ser referência no âmbito do ensino a distância.

Frente a um cenário de mudanças frequentes surgiu a necessidade de uma nova forma de ensino que permita flexibilidade e fácil acesso. Dessa forma, destaca-se a popularização dos cursos de ensino a distância (EAD). 

Essa modalidade de ensino vem ganhando cada vez mais força. Possuindo vários benefícios, ela representa uma grande oportunidade para as pessoas que sonham com o ensino superior. 

Para demonstrar a você a importância e representatividade dos cursos EAD, separamos alguns números para analisarmos.

Cenário atual da captação de alunos para cursos EAD

Segundo a pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 51% dos estudantes matriculados no ensino superior decidirão por cursos EAD até 2023. Dentre eles, 49% optarão pelas tradicionais salas de aula. Do total de 1.012 entrevistados, 44% escolheriam pelo EAD, ao passo que 56% ainda preferem o ensino presencial.

Como vimos, o ensino a distância traz consigo diversos benefícios e diferenciais. Tais como a flexibilidade, visto que os seus usuários podem acessar os conteúdos de acordo com o melhor horário, local e tecnologia que desejarem. 

Outro importante fator responsável por promover uma boa vantagem competitiva dessa modalidade diante a presencial é a ausência da necessidade de locomoção. O que frequentemente é decisivo para a escolha da IE. 

Neste cenário, as instituições de ensino precisam atentar-se e direcionar ações estratégicas à captação de alunos para cursos EAD. Para isso, é fundamental que a sua IE observe algumas questões. Para te ajudar a ter insights, separamos 6 dicas, vamos lá?

1) Conheça suas personas e faça uma boa gestão da sua marca

Saber com quem você está se comunicando faz toda diferença para obter bons resultados em sua estratégia de comunicação e relacionamento. Isso porque quando sabemos com quem falamos é mais fácil moldarmos a comunicação e produzirmos conteúdos realmente úteis e relevantes para as necessidades dos potenciais alunos.

Tendo em vista o segmento educacional no qual a sua instituição atua, nossa primeira dica é traçar as personas dos seus cursos de EAD. Ou seja, identificar as suas necessidades, dores e sonhos. Para isso, faça alguns questionamentos sobre o ensino a distância como um todo, por exemplo:

  • Qual a média de faixa etária dos alunos?
  • Quais as principais características de um curso EAD?
  • Qual o melhor formato de aula para esse tipo de público?
  • Qual o melhor canal de comunicação para atrair esses potenciais alunos?
  • Quais os principais critérios observados por suas personas ao escolher um curso a distância?

Após conhecer exatamente as suas personas, será possível posicionar a sua instituição junto aos potenciais alunos, o que é um forte fator de atração.

Nesse momento, aposte no estabelecimento de uma boa relação com as suas personas. Fatores como bom atendimento e organização também são essenciais para mostrar que você possui o diferencial que o seu lead busca. Assim, considere que essa pode ser a hora ideal para investir em atendimento de qualidade!

Quer saber mais sobre as personas e como construí-las? Acesse nosso blog post:

Saiba como construir personas - Rubeus

2) Observe e atue em cada etapa do Funil de Captação de Alunos

Após identificar as suas personas e saber quais as suas necessidades, você já pode entender o conceito dos estágios do Funil de Captação. Assim, você saberá como agir, de forma específica, com os seus potenciais alunos que podem estar em momentos diferentes entre si.

Mas antes… você conhece o Funil de Captação de alunos? Veja a sua representação gráfica e conheça as suas etapas em:

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Depois de entender o mecanismo de funcionamento do Funil da sua instituição, você será capaz de investir melhor na captação de alunos para cursos EAD. Isso porque conseguirá identificar em qual etapa o seu potencial aluno está. Facilitando a sua nutrição e abordagem e, com isso, aumentando as chances de convertê-lo. 

3) Tenha a confiança como um pilar

É fato que ainda há muita desconfiança quando o assunto são compras on-line. Casos de sites falsos, quebra de sigilo de informações pessoais e produtos que não condizem com o prometido são alguns exemplos de problemáticas que podem ocorrer. Trazendo para o contexto educacional, há muito questionamento se a instituição é confiável. Além do questionamento se o diploma é reconhecido pelo mercado de trabalho do mesmo modo que o do presencial. 

Essas situações podem se tornar um fator desmotivador para que o interessado matricule-se em sua IE. O que afetará diretamente a sua captação de alunos para cursos EAD. Considerando essa realidade, é imprescindível que você mostre aos seus potenciais alunos que a sua instituição preza pela transparência e qualidade do ensino.

Para isso, estabeleça um programa de ensino de modo que haja uma programação antecipada das aulas e deixe que isso seja disponibilizado aos alunos para que possam ter acesso previamente. 

Além disso, é indispensável investir em materiais complementares de boa qualidade. Ademais, priorize a contratação de bons profissionais (e mesmo que sejam um pouco mais onerosos, o fator gente é um elemento que faz a diferença).

4) Mostre o que sua IE tem de melhor!

Um dos primeiros pontos observados por seus leads são os seus diferenciais, eles vão querer saber tudo da sua IE. Ou seja, vão buscar opiniões e fazer ponderações. É nesse momento que você perceberá a importância em explorar ao máximo tudo o que você tem de melhor.

A fim de agir de forma estratégica e garantir bons níveis de captação de alunos em cursos EAD, aborde em seus blog posts sobre a importância do reconhecimento das IEs frente ao MEC (Ministério da Educação), por exemplo. Assim, sua IE demonstrará autoridade no mercado educacional, destacando os seus diferenciais. 

Ainda não sabe todos os seus diferenciais? Uma ferramenta muito eficaz para descobri-los é a Análise SWOT Educacional. Posteriormente, você poderá agir de forma estratégica com o objetivo de potencializar os seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades, além de minimizar as suas fraquezas e ameaças. 

Para entender mais sobre esse assunto, preparamos um kit completo sobre essa análise, para baixá-lo clique na imagem abaixo:

Kit analise swot - Rubeus

5) Ofereça descontos

Uma grande vantagem do ensino a distância é o seu custo financeiro que, geralmente, é menor do que o presencial. Por isso, explorar e desenvolver esse critério pode ser bastante vantajoso para você. Além disso, investir na oferta de bônus e descontos também pode ser uma forma de aumentar a captação de alunos para cursos EAD.

Aqui, pode ser eficaz trabalhar o gatilho mental de urgência, oferecendo desconto na matrícula para os alunos que a realizarem até determinada data (estipule um prazo estratégico).

Outra estratégia que poderia ser adotada é estruturar um programa de indicação. Ou seja, quem indicar outro potencial aluno obterá determinado desconto caso eles se matricularem. 

6) Colete depoimento de alunos

Vale ressaltar, ainda, que pessoas gostam de ouvir opiniões antes de qualquer compra. Por isso, é muito comum que haja um momento no qual a pessoa irá colher opiniões. Amigos ou conhecidos que já estudaram ou já ouviram falar sobre determinada instituição, por exemplo.

Assim, esses depoimentos exercem forte influência na tomada de decisão dos interessados. Tendo em vista que essas pessoas conhecem ou que tiveram algum tipo de experiência com o serviço educacional prestado pela instituição.

Dessa forma, uma das melhores estratégias que a sua IE pode colocar em prática para obter bons níveis na captação de alunos para cursos EAD é utilizar a boa experiência de seus estudantes. Grave cases de sucesso, ou seja, depoimentos de estudantes que já estão matriculados e de egressos. Eles servirão como meio de comprovar a qualidade do seu ensino, bem como os resultados que ele oferece. 

É extremamente importante que os seus alunos realmente estejam satisfeitos, pois será transparente, até mesmo inconscientemente. O que fará toda a diferença na forma de expor isso aos potenciais alunos durante o vídeo.

Isso ajudará a comprovar a excelência do seu ensino e os resultados que ele oferece, tendo em vista que pessoas gostam de ouvir pessoas e isso irá tornar a imagem da sua IE mais rica e competitiva perante as suas personas.

BÔNUS: Use um eficiente sistema de CRM específico para educação

Todo o processo de captação de alunos, seja ele para cursos presenciais ou a distância, envolve diversas estratégias e setores dentro das instituições. Portanto, para atrair mais alunos, é necessário que as informações estejam qualificadas e, assim, sejam capazes de oferecer subsídio para as decisões operacionais e estratégicas. 

Nesse caso, adotar um CRM feito para instituições de ensino irá fazer toda a diferença. Quer entender por que a sua instituição de ensino precisa de um? Preparamos um blog post completo sobre isso, clique aqui para acessá-lo!

Conclusão

Apesar de ser um grande desafio, a captação de alunos em cursos EAD deve ser colocada em prática. Isso porque a modalidade vem ganhando cada vez mais força e se constituindo como uma realidade na vida de muitos estudantes.

Dessa forma, estar atento quanto a variáveis importantes como criar suas personas, prezar por uma boa gestão da marca, promover descontos, ser transparente e analisar feedbacks que ajudarão a identificar melhorias são pontos importantes que tornarão a sua IE referencial na captação de alunos na modalidade a distância.

Sua IE atua na captação de alunos para cursos EAD? Conte-nos sua experiência!

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