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Por tratar-se de um investimento a longo prazo com elevado aporte financeiro, escolher dentre as muitas instituições de ensino para cursar uma graduação, por exemplo, pode ser um processo complexo e demorado.

Facilitar essa jornada e conduzir o aluno até a escolha de um dos seus cursos ofertados é um diferencial para sua instituição de ensino.

Desafios enfrentados pelas instituições de ensino

Aumentar sua taxa de matrícula é o grande desafio de todas as instituições. 

Assim, atrair e conquistar potenciais alunos por meio da facilitação do processo de escolha deve ser o objetivo principal das IES. 

Várias entidades do setor educacional têm se mobilizado nesse sentido. Para isso, promovem importantes eventos, congressos e jornadas. A fim de discutir temas relacionados direta ou indiretamente ao desafio de captar e reter alunos.

 

Eventos que tratam da Captação e retenção de alunos

  • SEMESP: Esse evento é organizado por um grupo de mantenedores de instituições de ensino superior. São os responsáveis por promoverem as Jornadas Regionais. Tais jornadas colocam em pauta assuntos como a comunicação digital bem como estratégias de captação e retenção de alunos; 
  • FNESP: Trata da inovação no ensino superior além de promover debates sobre os desafios na gestão de instituições privadas de Ensino Superior;
  • SadeBr: Evento responsável por discutir sobre a importância e prática do marketing educacional no setor.

 

Como tornar sua IES referência para seus potenciais alunos?

Primeiramente, é fundamental que sua IES saiba a importância de buscar continuamente novos conhecimentos. Para isso, estar presente em eventos como esses é fundamental. É importante, também, aprimorar de forma contínua os pilares da sua organização: Pessoas, Tecnologia e Processos.

No pilar Pessoas o desafio é capacitar seus colaboradores. A fim de estabelecerem um bom relacionamento com o potencial e atual aluno. Esse relacionamento deve ser mantido em todos os pontos de contatos com esse aluno.

Quanto aos Processos, é fundamental que o planejamento de sua organização seja baseado na perspectiva do aluno. Assim, todas as ações da sua equipe interna devem ser direcionadas a atingir a satisfação do mesmo

A Tecnologia, por sua vez, pode ser entendida como as ferramentas técnicas, recursos e conhecimentos utilizados para aperfeiçoamento dos processos e alcance dos objetivos organizacionais. Percebe-se assim, a tecnologia como uma grande ferramenta administrativa, provendo informações apuradas e precisas para basear todo o processo decisório das organizações.

A sincronização e a sinergia existentes entre esses três pilares serão responsáveis pela melhoria contínua dos processos de captação e retenção da sua instituição. 

 

Captação de alunos

Com relação à captação de alunos, a utilização da tecnologia correta pode auxiliar a conquistar novos alunos. Visto que permite uma comunicação mais assertiva, identificação de interessados e o monitoramento de inscrições.

O estudante, desde o seu primeiro contato com a instituição deve receber um tratamento único, a fim de sentir-se especial para a instituição.

Para isso, o contato deve ser orientado e baseado no momento em que o potencial aluno encontra-se dentro da jornada.

Por exemplo, no início do processo, o interessado está em na fase de descoberta e por isso, possui alto nível de curiosidade. Assim, você precisa fornecer informações relevantes sobre as possibilidades de progressão de carreira ou de como está o mercado de trabalho na região.

Já na etapa final da jornada, esse potencial aluno está interessado em obter informações sobre a aceitação de sua organização no mercado de trabalho bem como dados consolidados do MEC sobre ela para auxiliá-lo em sua tomada de decisão.

 

Retenção de alunos

“Conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes” Philip Kotler

Considerando a premissa do marketing citada acima, sua instituição deve desenvolver um processo de comunicação eficiente com os alunos matriculados.

Como realizar isso? Busque auxiliá-los em todas as suas dificuldades, manter um bom fluxo de comunicação, ouvir suas reclamações e sugestões além de estar atento às suas necessidades dentro da instituição.

Para isso o uso da tecnologia, por exemplo, a adoção de CRM específico para educação é bastante útil. Isso porque fornece um histórico completo das ações e do comportamento dos alunos. Permitindo, assim, que sua instituição planeje tratamentos personalizados.

 

Concluindo

Como vimos, os desafios enfrentados por instituições de ensino são grandes. E por isso, é cada vez mais alta a necessidade de se adaptarem às mudanças propostas pelo mercado educacional.

Sabemos que não é nada fácil aplicar todos esses conceitos na prática, não é mesmo? O CRM Rubeus, por exemplo, é uma plataforma que facilita esse processo por ser um CRM específico para as Instituições de Ensino e por ser integrado aos principais sistemas de gestão educacional.

Buscar a melhoria contínua nos pilares pessoas, processos e tecnologia e a participação em grandes eventos da área como SEMESP, FNESP e SadeBr constitui-se estratégia básica para melhorar a captação e a retenção dos alunos da sua instituição. Logo, são práticas essenciais para tornar sua IES referência para seus potenciais alunos.

Quer receber um Diagnóstico de captação e retenção da sua IES? Solicite no link abaixo.

 

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