Torne sua instituição referência para seus potenciais alunos

Decidir-se por uma instituição de ensino que forneça exatamente o que o aluno deseja, não é fácil. Veja como o marketing educacional faz a diferença.

Encontrar uma instituição de ensino que atenda exatamente a expectativa do aluno, nem sempre é uma missão muito fácil, seja essa instituição para graduação, ensino básico, idiomas ou até mesmo hobby. Isso ocorre com extrema cautela porque geralmente estamos abordando um investimento a longo prazo e recurso financeiro alto. Se você fizer sua escolha sem avaliar todos os pontos, pode resultar em perda de dinheiro e de tempo.

Jornada de compra dos seus alunos

Jornada de compra - Marketing educacional
Jornada de compra – Marketing educacional

Trabalhar com o Inbound Marketing e marketing educacional nada mais é do que produzir conteúdo para que o aluno se informe e tome sua decisão. O objetivo é estar presente em cada etapa e fazer com que escolha sua instituição.

Mas afinal de contas: o que é a jornada de compra? Todo o trajeto, todo o percurso que será feito pelo seu aluno (ou potencial aluno) até que ele decida pela sua instituição e matricule-se. Esse processo pode ser divido em quatro etapas:

Descoberta e aprendizado

Nem sempre quem quer ou precisa estudar sabe exatamente qual curso deseja e em qual instituição. Por isso é necessário que você deixe claro as informações principais da sua Instituição de Ensino e dos serviços prestados, algo que desperte o interesse de forma imediata. É nessa fase que o aluno irá questionar se vale a pena ou não seguir e acompanhar o desenvolvimento daquela instituição.

Reconhecendo um problema

Depois que você já despertou o interesse do seu aluno, chegou a hora de mostrar a necessidade que ele tem (mas que ele não sabe que tem, muitas vezes). Você precisará dizer tudo que ele deverá levar em consideração para perceber que se não escolher sua instituição, estará perdendo de alguma forma. Isso fará com que o potencial aluno fique mais atento aos seus conteúdos, porque verá que eles são exatamente a solução para sanar seu problema. Mostre a eles as alternativas assertivas.

Consideração da solução

Agora que ele já está ciente da sua necessidade, deverá sentir a urgência em resolvê-la. É aqui que você deixa claro sua solução para o problema dele. Pense em uma promoção legal, ou um convite a uma aula aberta ao público. Considere todos os chamarizes!

Avaliação da ação final e conclusão da compra

É o momento decisivo, onde ele irá decidir ou não pela sua instituição. Mostre o seu diferencial, ressaltando a aceitação dela no meio, os dados do MEC referente a ela, o quanto que os alunos que estudaram lá foram mais longe. Assim, ele tomará a melhor decisão.

O processo de conversão deve ser feito de forma clara e objetiva, fazendo com que o aluno (ou lead) consiga entender que você é a melhor opção para um problema que ele tem, e que mais do que isso: precisa ser resolvido.

 

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