Marketing na educação: entenda como criar estratégias de sucesso para captar mais alunos

Ações de marketing na educação têm o poder de melhorar a captação de alunos das instituições de ensino. Para estruturá-las, é preciso pesquisa, planejamento e um bom know-how das melhores práticas e do momento mais estratégico de u-las. Veja, agora, dicas valiosas de como gerar mais leads por meio do marketing educacional e como estruturar uma presença digital consistente! 🎯

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

Assim como todo negócio em busca de crescimento, uma instituição de ensino também precisa investir em ações eficientes na hora de captar e reter alunosQuestões como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), políticas governamentais de financiamento estudantil (Fies) e a grande concorrência do mercado educacional tornam esses desafios ainda maiores.

Demais questões como autoridade, criação de um relacionamento com potenciais e atuais alunos e o posicionamento de marca também são importantes e exercem uma grande influência na hora da escolha por uma instituição de ensinoPor isso, é fundamental buscar por estratégias que sejam capazes de atrair os potenciais alunos, bem como reter aqueles que já estão na IE.

🤔 Mas a pergunta é: como fazer isso? 

Ao contrário do que muitos pensam, para que uma marca crie valor e se mantenha como referência, não é preciso contar com um orçamento ilimitado, mas, sim, com ações inteligentes. Dentre as formas mais estratégicas de alcançar esse objetivo está a utilização do marketing na educação, uma prática capaz de proporcionar uma atuação mais direcionada e única de relacionamento e interação com potenciais e atuais alunos.

🚨 Por meio da utilização do Marketing Educacional, é possível que a instituição de ensino consiga um desempenho positivo, tanto na captação quanto na retenção de alunos. Justamente por isso, resolvemos compartilhar este guia com dicas de como trabalhar o marketing na educação. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua atração de leads. Vamos juntos? 🚀

Boa leitura e ótimos insights!

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O marketing na educação

Em resumo, o marketing na educação é um conjunto de ações planejadas e coordenadas que buscam criar e manter um relacionamento com potenciais e atuais alunos de forma a atraí-los, nutri-los, qualificá-los, convertê-los e fidelizá-los. Assim, ele representa a ponte entre a instituição de ensino e os seus clientes.

A aplicação do marketing no cenário educacional leva em consideração as características inerentes à geração, atração e captação de leads e, é claro, o relacionamento com potenciais e atuais alunos. Portanto, o termo foi criado para discutir as melhores práticas para esse setor.

Para que as ações de marketing na educação sejam realmente efetivas, é preciso ponderar sobre questões como: 

  • Qual imagem desejo que minha IE passe?
  • Por quais diferenciais quero que ela seja conhecida?
  • Quais estratégias de atração de leads serão usadas?
  • Quais ações serão feitas para promover o engajamento dos potenciais e atuais alunos?

🚨 Ao realizar esse planejamento prévio, será mais fácil direcionar os esforços e a alocação de recursos, além de permitir uma identificação de qual abordagem utilizar.

As especificidades do marketing na educação

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing na educação não se limita a um conjunto de ações genéricas de publicidade. Para que tenha resultados positivos, é fundamental considerar as especificidades de cada IE e, assim, moldar as ações que serão realizadas.

Um bom exemplo é o ensino a distância. Embora muitos repliquem as ações de marketing do ensino presencial na EaD, é preciso que as IEs que ofertam esse tipo de ensino adequem suas ações. Questões como flexibilidade e novas formas de aprendizado podem (e devem) ser trabalhadas. Isso fará com que a captação de alunos EaD seja realmente eficaz.

Entretanto, assim como qualquer ação sustentável, é necessário tempo e constância. Por isso, é indispensável que o marketing na educação seja trabalhado ao longo de todo o ano letivo e não apenas nos últimos meses.

8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável - Rubeus
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Por que investir no marketing na educação?

O marketing na educação tem ganhado cada vez mais espaço nas práticas das instituições de ensino. Isso porque, com a globalização e a popularização da internet, a informação é parte fundamental para a tomada de decisão pelo potencial aluno.

🚨 Anteriormente, o critério de escolha de uma instituição de ensino envolvia questões como preço, localização e disponibilidade de vagas. Contudo, atualmente, essa escolha envolve fatores mais complexos, como a qualidade do ensino, a reputação da IE, autoridade de mercado, facilidade de pagamento etc.

Nesse sentido, o marketing na educação funciona como uma ligação entre a IE e aqueles que estão interessados. Em todos os pontos de contato, estruturar um inteligente Marketing Educacional possibilita que a mensagem transmitida conquiste a confiança do potencial aluno. Além de permitir também a nutrição da relação com os seus já então alunos. 

Tendo em vista todas essas informações, a decisão pelo marketing na educação não se limita somente a uma decisão estratégica. Assim, em uma era de informações, usar o Marketing Educacional é uma forma de agir em prol da “disseminação” e do crescimento da instituição de ensino.

Em quais ações de marketing na educação investir?

Em suma, o marketing na educação visa processos estratégicos de captação de alunos, permitindo que a autoridade da marca seja efetiva e inovadora. Mas uma das grandes dúvidas enfrentadas pela maioria das instituições é saber em quais práticas investir. Veja nossas dicas:

1) Marketing Digital para educação

O Marketing Digital para educação é um conjunto de estratégias trabalhadas no meio digital com o objetivo de alcançar os potenciais alunos.

Assim, ao investir em Marketing Digital, sua instituição marcará presença nos canais digitais, de forma a aumentar as chances de ser encontrada pelos leads. Esse tipo de marketing desenvolve ações que serão adaptadas aos meios digitais, de modo que obtenham a mesma eficácia do marketing direto. 

Além disso, ao usar esse tipo de marketing, sua IE terá benefícios importantes como um maior alcance, maior visibilidade, maior vantagem competitiva, criação de uma comunicação personalizada e maior facilidade em mensurar resultados.

😃 Para saber mais, acesse o nosso blog post específico sobre o assunto. Nele, damos dicas valiosas de como colocá-lo em prática:

Marketing Digital na educação - Rubeus
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2) Metodologia Inbound Marketing Educacional

Essa estratégia de vendas utiliza técnicas para conquistar o interesse dos potenciais alunos de forma mais sutil. Nesse tipo de marketing, sua IE coloca os potenciais alunos em primeiro lugar e não os lucros, configurando-se como uma prospecção passiva

Em resumo, o Inbound Marketing Educacional é uma importante abordagem de persuasão e atração de leads, em que as empresas se promovem no ambiente on-line por meio de canais de aquisição, tais como blogs, sites, newsletters, vídeos, podcasts, iscas digitais, SEO etc.

🚨 Por ser uma estratégia mais sutil, o Inbound demanda um maior tempo para apresentar resultados. Por isso, ele é menos oneroso quando comparado ao marketing direto.

O segredo para o sucesso do Inbound Marketing Educacional está em como ele é trabalhado e no quão efetiva é a entrega. Isso porque sua IE deve entregar um conteúdo de qualidade.

📝 Pegue dicas em nosso conteúdo: Inbound Marketing Educacional: aumente o seu volume futuro de alunos.

Ademais, um dos pilares do Inbound Marketing é a produção de materiais relevantes, capazes de capturar a atenção dos leads, por meio do Marketing de Conteúdo. Já conhece? 😃

MARKETING DE CONTEÚDO EDUCACIONAL

Ao pensar sobre a IE, o potencial aluno buscará uma identificação com a marca. Ele fará pesquisas, perguntará a conhecidos, possivelmente entrará em sites como “Reclame aqui” para ver a reputação da sua IE, analisará a nota dos cursos ofertados de acordo com o MEC, dentre outras ações que lhe proporcione bases para uma tomada de decisão eficaz. Ou seja, na grande maioria das vezes, ele não será convencido apenas por um anúncio, e é nesse contexto que surge o Marketing de Conteúdo Educacional.

Em resumo, esse tipo de marketing é uma estratégia voltada para a produção de conteúdo relevante e valioso. Esse conteúdo, por sua vez, deve ser capaz de solucionar as dúvidas que os leads e interessados possam apresentar. Com isso, será mais fácil nutri-los e ir conduzindo-os naturalmente nas etapas da Jornada de Compra Educacional. 

🚨 Ao usar a estratégia de Marketing de Conteúdo Educacional, você estará não apenas mostrando ao potencial aluno que sua IE possui aquilo que ele precisa, mas também educando-o em se tornar fiel à sua marca.

Que tal entender mais sobre essa prática? Nossos especialistas podem te ajudar!

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3) Outbound Marketing Educacional

Conhecido por ter uma abordagem mais direta e agressiva, o Outbound Marketing Educacional é uma prospecção ativa, pois é a sua IE quem vai atrás do potencial aluno

Em síntese, esse tipo de marketing é o que mais se identifica com o marketing tradicional. Entretanto, não limita-se a ações físicas. Com a popularização dos canais digitais, surgiu o Outbound 2.0, que são estratégias de Outbound Marketing em canais digitais.

🚨 É indicado para instituições de ensino que estejam buscando por resultados no curto prazo e que possuam recursos financeiros para investir. Isso porque esse tipo de marketing é mais oneroso, uma vez que possui uma abordagem mais robusta.

📝 Pegue dicas em nosso conteúdo: Outbound Marketing Educacional: aumente suas matrículas no curto prazo.

Quais são os benefícios do marketing na educação?

Para vermos o quão benéfica pode ser a utilização do marketing nas instituições de ensino, nós reunimos três pontos a serem analisados, veja:

  • Identidade

A identidade de uma empresa, independentemente do ramo de atuação, é um ponto essencial. Isso porque uma marca que não é vista, não é lembrada

Por isso, um dos maiores benefícios apresentados pelo Marketing Educacional é a construção e o posicionamento da marca na mente dos potenciais alunos

A gestão eficaz de uma marca é fundamental para atrair potenciais alunos. Por isso, nós criamos um blog post específico sobre o assunto. Nele, nós te damos dicas valiosas para aumentar a credibilidade da sua marca. Para acessá-lo, basta clicar na imagem abaixo: 

Construindo marcas educacionais de sucesso: a importância do Branding Educacional - Rubeus
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  • Relacionamento

O Marketing Educacional ajuda as IEs a construírem um relacionamento mais próximo, transparente e aberto com os potenciais e atuais alunos. Isso porque esse tipo de marketing identifica o que eles querem e busca meios para entregar aquilo que desejam.

Quando bem estruturado, ele ajuda na escolha dos meios de comunicação a serem usados, como o próprio blog ou as redes sociais. Assim como na determinação da linguagem e do tom que serão usados pela IE. Uma vez definidos, esses “detalhes” são capazes de melhorar toda a abordagem.

  • Captação de alunos

A captação de alunos é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para o crescimento. Por isso, é primordial desenvolver ações capazes de atrair os potenciais alunos.

Nesse sentido, o Marketing Educacional pode ajudar a IE na definição de ações, tais como a realização de campanhas de matrículas, por exemplo. Além disso, quando bem estruturada, uma campanha de matrícula tem o poder de atrair aqueles prospects que realmente apresentam potencial de compra. 

Já conferiu o nosso conteúdo detalhado sobre captação de alunos? Dê o play abaixo e pegue todas as nossas dicas!

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De olhos bem abertos: tendências de marketing na educação

O Marketing Educacional tem mudado de forma rápida. Por isso, é importante que as instituições de ensino acompanhem as principais tendências dessa estratégia. Para você não perder nada, nós listamos as principais para este ano, veja:

  • Omnichannel

Em síntese, o Omnichannel se baseia na utilização de diferentes canais de aquisição de alunos. Ou seja, é uma estratégia de conteúdo entre canais usada pelas empresas para melhorar a experiência do cliente.

Do Latim, o prefixo “omni” transmite o sentido de tudo” e “inteiro”. Já “channel” vem do inglês e pode ser traduzido como canal”. Assim, o significado mais próximo seria todos os canais.

🚨 Portanto, Omnichannel trata-se do equilíbrio entre as ações das lojas físicas, virtuais, aplicativos, ferramentas digitais e redes sociais. Quando uma instituição de ensino é omnichannel, o potencial aluno tem acesso a ela por meios on-line e off-line, a depender de suas necessidades.

Em uma era cada vez mais conectada, é essencial que a IE preze pela qualidade tecnológica. Além de uma estrutura de ponta para proporcionar a melhor experiência.

🔗 Leia também: Estratégias Omnicanal para atrair, engajar e reter alunos.

  • Conteúdo visual

A forma de consumir informações mudou. Por isso, a produção de conteúdos também precisa evoluir. 

Dessa forma, uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força é o conteúdo visual. Questões como usabilidade e responsividade ajudam as IEs a explorarem a demanda reprimida presente em seus websites.

🚨 Além disso, uma dica importante é investir em Vídeo Marketing. A produção de vídeos ajuda na atração de leads, sendo uma forma excelente de persuadir e engajar os visitantes do website. Aliás, ela também ajuda no aumento do tráfego orgânico.

📝 Pegue dicas em nosso conteúdo: Vídeos para divulgar sua IE: a importância de investir e dicas de como criar.

  • Experiência de alto nível 

Já sabemos que escolher uma instituição de ensino não é uma decisão simples. Esse tipo de escolha envolve tantos fatores que deixam os potenciais alunos criteriosos e mais exigentes em tudo.

Assim, por envolver diretamente valor e sentimento, no momento da captação, é possível promover a melhor experiência. Aliás, ela deve estender-se a todos os pontos de contato que a IE possua com os potenciais alunos até que eles se matriculem (ou não)

Investir na experiência do estudante é imprescindível para manter-se competitivo no mercado. Assim, o Marketing de Experiência pode (e deve) ser trabalhado pela sua IE para gerar um diferencial e mostrar o valor do serviço prestado.

O marketing na educação e a preparação de candidatos para processos seletivos (10 dicas fundamentais)

Os processos seletivos das instituições de ensino já não são os mesmos de anos atrás. 

Assim, para não sofrerem tanto com a alta competitividade, as IEs, já inseridas nesse mercado, viram-se obrigadas a mudarem suas práticas internas e externas. E, desse modo, focar no aprimoramento contínuo dos seus processos seletivos à nova realidade.

Por isso, selecionamos 10 dicas sobre Marketing Educacional para processos seletivos. Veja:

🔍 Monitore os seus concorrentes e objeções

O primeiro passo é analisar o cenário atual do setor.

Mapeie e conheça detalhadamente o que seus concorrentes fazem que está gerando resultados favoráveis. Além disso, analise também as ações que não apresentam desempenho satisfatório.

Quando bem estruturado, o processo de Benchmarking permite a busca, no mercado, das melhores práticas que se adequem à realidade da IE

Além disso, é possível descobrir também quais os motivos que levam os potenciais alunos a desistirem de estudar. Ou, até mesmo, optar por uma instituição concorrente, ou seja, as objeções.

A identificação das práticas dos concorrentes e suas objeções permite a construção de propostas de melhorias pontuais e específicas sobre cada uma delas.

🎯 Elabore uma ficha de inscrição simplificada

Pensar na experiência que a instituição está oferecendo ao potencial aluno por meio da ficha de inscrição do processo seletivo é primordial para ver em quais pontos melhorar.

Para torná-la totalmente eficiente, é preciso entender, de forma técnica, como acontece etapa por etapa do processo de inscrição. 

Além disso, é importante também entender o comportamento do potencial aluno em cada fase dessa ficha. E não se esqueça: uma boa ficha de inscrição pode ajudar muito para o aumento da captação de alunos.

Conheça todas as 10 dicas fundamentais de Marketing Educacional para processos seletivos. Baixe o e-book e tenha acesso a todas elas na íntegra!

Conclusão

Em suma, o Marketing Educacional é fundamental para aperfeiçoar as estratégias de captação das IEs. Através dele, pode-se atrair potenciais alunos. Além disso, é possível fidelizar aqueles que já fazem parte do quadro discente.

Ao investir nessa prática, a IE prezará pela construção de um relacionamento com potenciais alunos. Isso permitirá criar uma identidade e, assim, posicionar a marca na mente dos consumidores. 

Além disso, a utilização do Marketing Digital e Inbound (aliado ao Marketing de Conteúdo Educacional) Outbound Marketing Educacional permite que os resultados das campanhas sejam cada vez melhores.

Vimos algumas tendências do Marketing Educacional como o Omnichannel, o conteúdo visual e a experiência do estudante. Por fim, vimos como o Marketing Educacional pode transformar o processo seletivo e, desse modo, diminuir as vagas ociosas.

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso guia sobre marketing na educação! Aliás, que tal compartilhar esse conteúdo com a sua equipe?

Sucesso! 🌟

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Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos:

🔗  Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Marketing na educação: como utilizar essa estratégia para captar mais. Rubeus, 2018. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2018, 26 junho. Marketing na educação: como utilizar essa estratégia para captar mais. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-na-educacao/