Qualidade de vida e bem-estar

Antes de mais nada precisamos entender bem o que é qualidade de vida e bem-estar. Qualidade de vida é uma forma de medir o bem-estar de um indivíduo ou um grupo segmentado ou agrupado de alguma forma. Muito difundido pelos governos como ferramenta para identificar como sua população se sente.

A avaliação da qualidade de vida é oficialmente realizada pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O instrumento utilizado é um questionário onde as perguntas são agrupadas em seis domínios, o físico, aspectos religiosos, psicológico, nível de independência, das relações sociais e do meio ambiente.

O IDH – Índice de desenvolvimento humano é o que representa a qualidade de vida nos países. Mas como implantar isso em minha vida? Sendo que com a correria do dia a dia mal consigo executar minhas tarefas. Boa notícia! Qualquer pessoa pode avaliar a sua qualidade de vida.

Bom, qualidade de vida envolve bem estar físico, emocional e psicológico, o que implica diretamente onde esta pessoa vive, suas amizades, seu trabalho e relacionamento familiar. Então podemos definir que qualidade de vida é o jeito que cada um escolhe para viver, uma opção pessoal. Agora quais opções temos para definir esse jeito de viver?

É por isso que qualidade de vida está relacionada com as escolhas de bem-estar, considerando os padrões de convício social. Você não precisa ser radical e abrir mão das coisas que gosta de fazer e comer para ser saudável. Devemos apenas adaptar a rotina, incorporando hábitos importantes, como fazer atividade física de forma regular e se alimentar com equilíbrio e critério.

Saúde é a primeira coisa que levamos em consideração porque está diretamente ligado ao bem-estar que é influenciado pela qualidade de vida. Nesse cenário, a saúde emocional é muito importante, estar bem consigo mesmo e com todos a sua volta fará com certeza que você tenha uma qualidade de vida melhor.

Albert Einstein – Sociedade Beneficente Brasileira publicou 10 dicas para uma vida mais saudável.

Era dos aplicativos

aplicativos para qualidade de vida e bem-estar

aplicativos para qualidade de vida e bem-estar

Estamos na era dos aplicativos que nos auxiliam em tudo que fazemos em nossas vidas, como nos comunicamos, trabalhamos e nos relacionamos. Os aplicativos também podem ser muito úteis para medir nossa saúde e bem-estar.

“É o que chamamos de ‘mobile driven life’, quando as pessoas veem cada vez mais benefícios em ter pedaços da sua vida controlados por apps”

Terence Reis, sócio da desenvolvedora de apps Pontomobi.

Sendo assim, vou apresentar 5 aplicativos que pode ajudar você a melhorar a sua qualidade de vida.

Sleepboot Tracker: Avalia a qualidade do seu sono durante a noite baseado nos seus movimentos. Android

Daily Water Free: um assistente pessoal para ajudar você a beber a quantidade de água suficiente durante o dia. iPhone

NutraBem: é para iniciantes e traz as informações básicas para se ter uma dieta mais saudável, com um acompanhamento diário de cardápio ideal. iPhone | Android

Glicocare: auxilia diabéticos a controlar as medições de glicose, através de abas para organizar consumo de carboidratos e prática de atividades físicas recomendadas. iPhone

Instant Heart Rate: um monitor cardíaco que funciona apenas com você encostando o dedo na câmera do seu smartphone? Testes indicam que ele funciona e fica bem próximo de um monitor cardíaco tradicional. iPhone | Android

 Comentem aí o que vocês fazem para medir sua qualidade de vida e bem-estar.